quinta-feira, 6 de outubro de 2011

A IMPORTÂNCIA DO VOTO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA


A importância do voto

"Voto não tem preço, tem conseqüências".

A palavra voto origina-se do latim voluntas = vontade.

O voto é a forma legal de escolher quem nos representará politicamente e o alistamento eleitoral é condição indispensável ao exercício da cidadania, já que através dele, o cidadão torna-se eleitor.
No Brasil, o alistamento é obrigatório aos maiores de dezoito anos e facultativo, aos analfabetos e aos maiores de setenta anos. É facultativo também, aos maiores de dezesseis e menores de dezoito anos e, vedado aos estrangeiros e aos jovens recrutados para o serviço militar obrigatório.

O que devemos fazer na hora de votar


Quando votamos, delegamos nossas funções para outras pessoas. Alguém que julgamos que vá nos representar muito bem no plenário. Alguém que lute por nossos direitos.

Diante deste quadro em que politicagem virou sacanagem, temos que mudar nossa maneira de votar. Pois candidatos a político têm muitos, mas fazer política em favor do povo são muito poucos.

O voto do jovem

O voto aos 16 anos foi uma conquista do movimento estudantil, incorporada à Constituição de 1988. Entre o fim da década de 1980 e o início da seguinte, estudantes e jovens, de um modo geral, demonstravam interesse na vida política nacional e desejo de se manifestar, por meio do voto, sobre os rumos do país. No entanto, essa vontade de participar tem diminuído. Há cinco anos havia 3,6 milhões de eleitores de 16 e 17 anos no Brasil. Em 2008 o número chegou a 2,9 milhões, redução de 19%.

Atualmente, os jovens não pensam muito na política. Não vêem a importância que ela tem na sua vida.

O voto é um direito de todos os seres humanos que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher individualmente o candidato que assumirá a representação de toda a sociedade.

Devemos saber escolher por que nosso futuro está em nossas mãos ao eleger bons políticos e não se influenciar pela mídia, família, amigos e candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário