quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DICAS PARA O ENEM


DICAS DE INTERPRETAÇÃO

1. Ler todo o texto: Como poderemos interpretar um texto se não o lemos? Impossível, não é? Infelizmente, nas provas, não podemos lê-lo quantas vezes desejamos, mas, de uma primeira leitura, ninguém deve privar-se.
2. Se encontrar palavras desconhecidas, não pare de ler: Muitas vezes somos capazes de encontrar o significado das palavras através do contexto no qual ela está inserida.
3. Ler o texto parágrafo por parágrafo para identificar o ponto chave de cada um;
4. Ler, tentando identificar as conclusões que somos capazes de extrair, com a certeza de que as informações estão no texto;
5. Voltar ao texto quantas vezes forem necessárias: tendo feito uma primeira leitura atenta, você já voltará para o lugar onde se situa a questão, com o conhecimento do todo.
6. Interpretação de texto nada tem a ver com a sua opinião sobre o assunto descrito: deveremos assinalar as alternativas que se prendam ao texto;
7. Analisar a tipologia textual ajuda-nos a buscar as informações contidas no texto a partir de sua funcionalidade;
8. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente: em geral a própria questão já nos situa no trecho do texto que ela quer, então, não busque respostas em outras partes do texto;
9. Prenda-se ao enunciado das questões: “traduza” os enunciados para uma linguagem que não provoque confusões;
10. Tome consciência de que a resposta para tudo está no texto, é o treino que vai fazer com que você se torne mais rápido na resolução das questões.
Uma excelente avaliação para todos e não se esqueçam da dica de sempre: a leitura de um texto por dia e a resolução das questões correspondentes a ele vão fazer com que você chegue à prova com mais habilidade, rapidez e confiança. Um grande abraço e até a prova. Ah, não esqueça: Enem, chego junto, chego bem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário